quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O PAPEL DO SOCORRISTA


Chamamos de primeiros socorros os cuidados emergenciais que uma pessoa deve receber após sofrer ou um acidente, como choque, queimadura, corte, fratura e engasgamento; ou um mal súbito, crise hipertensiva ou infarto.

Todos nós estamos sujeitos a enfrentar situações de emergência ou a presenciá-las – nas ruas, estradas, trabalho e, principalmente, dentro de casa. As situações que requerem socorro imediato podem ser simples ou graves, pondo em perigo a vida.

Diante de um acidente, qualquer pessoa com um pouco de conhecimento e técnica pode prestar os primeiros socorros e evitar o agravamento do problema, até que a vítima receba o atendimento especializado. Para isso, é necessário observar muitas regras. Citarei algumas:


·

  • Mantenha a calma e tente acalmar a pessoa ferida. Procure conduzir a situação com serenidade e confiança (sim, você consegue!). Se entrar em pânico, além de não ajudar, você vai contribuir para piorar a situação.
  • Avalie o local e afaste os perigos, tanto para vítima como para você. Se estiver numa rodovia, por exemplo, antes de prestar atendimento, sinalize a estrada, para evitar atropelamentos. Se houver um choque, afaste a pessoa da fonte de eletricidade, cuidando para não se ferir também.
  • A seguir, verifique as condições da vítima: pulso, respiração, temperatura, localização e tipos de ferimento, estado de consciência, entre outros.
  • Chame ajuda e, enquanto aguarda, inicie os primeiros socorros. Aja dentro dos seus limites, respeitando sua capacidade física, conhecimento e técnica de atendimento.
  • Se você não se sentir seguro para fazer alguma coisa, peça ajuda urgente. Ao solicitar socorro, você já estará prestando um grande serviço.
  • Em nenhuma hipótese exponha-se a riscos, como pular num rio para tentar salvar alguém que esteja se afogando se você não souber nadar!!
  • Você pode aprimorar seus conhecimentos participando de um treinamento de primeiros socorros e estimule outras pessoas a fazê-lo. Nunca sabemos quando podemos precisar.
Os socorristas são os nossos verdadeiros heróis!!!

Espero que tenham gostado!
Beijos...
Enfª Priscila Domingues Craveiro

Referencia: Coleção Doutor Drauzio Varella Primeiros Socorros.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

COMO SE TORNAR UM LÍDER??

O primeiro passo consiste em fazer com que reparem em si, emergir do anonimato.

Mostrando que é diferente, atrairá a atenção daqueles que estão em situação de conferir autoridade.

Comece por adquirir uma capacidade especial, que poucas pessoas possuem. Depois, faça um esforço para ser delicado e respeitoso. Assim, as pessoas gostarão mais de si.

Certifique-se de que tem aderentes eficazes, esta é a chave de todo o poder pessoal. Tente ser mais diplomático no seu relacionamento com colegas e subordinados. Seja sutil na resolução de problemas e não perca tempo. Conseguirá que tomem o seu partido, se tiver uma atitude positiva, ouvindo o que os outros têm para dizer e mostrando interesse nos seus problemas e nos seus êxitos.

Acima de tudo, um líder sabe gerir o seu tempo. Faça uma lista das tarefas, combata a tendência para adiar, defina as prioridades e tente não dar a impressão de que tem trabalho a mais.


Por último, aprenda as principais técnicas de venda, porque terá de se vender a si mesmo e às suas idéias. O retrato de um bom vendedor é semelhante ao de um bom líder.

CHRISTIAN H. GODEFROY

Espero que tenham gostado!!!
Beijos...
Enfª Priscila D. Craveiro